Casa 204 / MW archstudio

Casa 204 / MW archstudio - Mais Imagens+ 40

Thành phố Nha Trang, Vietnã
  • Arquitetos: MW archstudio; MW archstudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  445
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Coto, Prima, Solar master
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa 204 localiza-se na cidade de Nha Trang, no sul do Vietnã Central. O projeto é de uma casa unifamiliar num terreno de 117m², com 6 metros de fachada. A casa está perto de uma área ruidosa, densamente povoada e com muitas emissões poluentes de automóveis - um ambiente típico nas áreas urbanas do Vietnã. Há muitas casas estreitas nesta área, nesta cidade em particular e no Vietnã em geral. Nelas sempre falta luz natural e utiliza-se constantemente os sistemas de ar condicionado e iluminação artificial. Por isso, esses projetos consomem muita eletricidade e têm grande responsabilidade pela radiação de calor para o meio ambiente e pelo consumo geral de energia.

© Hiroyuki Oki

Portanto, a casa foi projetada para aproveitar a ventilação e a iluminação natural, sem depender da iluminação artificial durante o dia, nem do ar-condicionado. À noite, é iluminada com lâmpadas LED, que gastam menos energia. A casa também tira proveito das águas residuais limpas e das águas pluviais para irrigar a vegetação. Assim, a casa minimiza em grande medida o seu impacto no meio ambiente, economizando e aproveitando a energia natural ao máximo. No Vietnã, as pessoas maximizam o uso da parte frontal das casas para gerar alguma renda para a família, através da abertura de lojas próprias ou do aluguel do espaço. Assim, a cidade parece sufocar, as estradas perdem sua visão do céu e dos espaços verdes.

© Hiroyuki Oki

Com a solução de recuar a frente da casa para criar uma transição para o seu preenchimento com espaços verdes, a casa devolveu o verde à área urbana. A casa, por ocupar um terreno natural, devolveria os espaços verdes à natureza. As plantas na estrutura são vegetais ou ervas, boas para a saúde e fáceis de se utilizar e de se encontrar localmente. Além de serem usados pelos moradores da casa, as plantas também contribuem para melhorar o clima. Com isso, cria-se um equilíbrio e uma sustentabilidade na relação entre humanos, a estrutura arquitetônica e o meio circundante.

© Hiroyuki Oki
Corte B
© Hiroyuki Oki

Nos espaços de estar, as aberturas trazem muita iluminação natural, vento e há árvores dispostas por toda a casa (todos os quartos têm 2 aberturas entre pisos e árvores em ambos os lados). Com o conjunto de portas de correr de vidro, o espaço é bastante conectado, mas ainda pode fornecer privacidade total quando necessário. A casa foi construída usando materiais tradicionais locais, fáceis de encontrar e de baixo custo. Em relação às outras casas de mesma escala, a casa custa muito menos, mas os benefícios para os moradores e para o meio ambiente são consideráveis. Além disso, ela contribui para melhorar a beleza e a eficiência da área urbana.

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 204 / MW archstudio" [204 House / MW archstudio] 03 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889822/casa-204-mw-archstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.